segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Texto Nota Complementar

O centenário da imigração japonesa no Brasil

O Brasil abriga hoje a maior população japonesa fora do Japão, cerca de 1,5 milhões de descendentes japoneses vivem atualmente nas cidades brasileiras, principalmente na grande São Paulo onde existe uma forte influência da cultura nipônica. Sabendo da diferença cultural e da distância entre os dois países podemos nos perguntar por que ocorreu a imigração japonesa para o Brasil.

No final do século XIX, o Japão passava por uma enorme crise demográfica e tudo o que era produzido nos campos agrícolas era consumido no próprio país. A mecanização do campo foi uma alternativa para aumentar a produção agrícola, no entanto, acarretou no desemprego de uma grande parcela da população rural.

Por outro lado, enquanto que no Japão havia desemprego em massa, o Brasil necessitava de mão de obra para as lavouras de café devido ao fim da imigração européia. Por meio de um acordo entre os governos do Japão e do Brasil, teve início a imigração nipônica. O primeiro navio ao chegar ao porto de Santos em 1808, foi o Kasato Maru, trazendo 781 imigrantes nipônicos após 52 dias de viagem. Esses japoneses deram início à grande colônia nipônica no Brasil.

Os imigrantes japoneses passaram por diversas dificuldades principalmente durante a Segunda Guerra Mundial e a Era Vargas quando foram discriminados e perseguidos, superando as diversidades e alcançando o merecido respeito nos dias atuais.

Um fato interessante é que mesmo após 100 anos da presença dos japoneses no Brasil, a cultura nipônica continua presente na vida dos descendentes japoneses que pode ser observado, por exemplo, no bairro da Liberdade na cidade de São Paulo. Hoje, a cultura japonesa está inserida nos hábitos dos brasileiros, sendo na culinária, nos esportes ou na música.

Nenhum comentário: