O jovem de doze anos – Seu nível de consciência e responsabilidade
Uma idade difícil
É comum notarmos a precocidade das crianças hoje em dia, será que o nível de responsabilidade e de consciência sobre suas ações que geralmente vêm como tempo, surge neles precocemente também?
Começam a namorar cada vez mais cedo e o resultado é que se banalizou o fato de meninas, praticamente crianças, engravidarem. Logicamente, elas não têm uma estrutura psicológica para arcarem com a responsabilidade de educar e cuidar de um filho, uma vez que ainda necessitam de cuidados também.
Todos nós que já passamos pela adolescência, sabemos como esta fase é confusa. As transformações em nossos corpos indicando que estamos saindo da infância, muitas vezes trazem complexos e incertezas. Não somos nem crianças e nem adultos, estamos muito grandes para fazer certas coisas, porem ainda somos novos para fazer outras. Enfim, é uma idade difícil.
Não é possível querer implicar a um jovem de doze anos, responsabilidades de uma pessoa adulta, mas também não podemos tratar como crianças, alguém que já se julga dono de seu próprio nariz e que bate de frente com os adultos, defendendo suas ideologias.
É preciso balancear liberdade que os jovens vêm conquistando, com doses de responsabilidade, para estes começarem a ter ciência de que seus atos acarretam conseqüências com as quais eles terão que arcar, estando preparados ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário