terça-feira, 30 de setembro de 2008

Avaliação 3º Bimestre - Redação e Hipertexto

1- O que são metadados e de que forma se aplicam na gestão de aplicações web e em sistemas distribuídos de publicação?

Metadado é a forma de se classificar e dividir os dados de um texto ou artigo em título, sub-título, primeira linha, etc., e são utilizados para dar um formato mais dinâmico e legível a publicação. Esta classificação é super importante para que de apenas um texto descrito para um uso geral como no caso de textos web, jornais ou revistas, possam a partir dele serem extraidos textos para midias mais diretas, como o caso de newsletter, ou mídias portáteis como o celular. A aplicação de metadados permite basicamente agilizar a distribuição de um conteúdo em várias mídias.



2- Planilhas e Mapas Conceituais podem ser empregados na organização de estruturas de conteúdo editorial. Quais as vantagens e desvantagens de cada um desses esquemas?

As planihas servem para uma descrição bem ampla do conteúdo e são ricas em detalhes de informações, porém dificultam devido a sua complexidade ou as vezes tamanho, uma boa visualização de todo o conteúdo e a compreensão do mesmo, embora sejam bastante explicativas.
Os Mapas Conceituais descrevem de forma mais visual e não tanto detalhada o conteúdo, expondo suas principais ações e ligações em um passo-a-passo, porém não são tão descritivos quanto as planilhas por terem uma proposta de passar de uma forma mais geral e dinâmica suas informações de conteúdo.



O 3º Bimestre para mim, embora tenha sido de bastante valia e aprendizado, pois tentei me empenhar e realizar da melhor forma possível todos os exercícios propostos, até por conta das baixas notas nos bimestres anteriores (risos), fiquei com a sensação de que em algumas aulas, o conteúdo poderia ser melhor explicado e entendido se tivessemos tido essas aulas no auditório ao invés do laboratório, por conta de uma maior e mais fácil participação dos alunos tanto nas explicações quanto em relação a possíveis exercícios propostos, pois eu acho que as aulas quando são dadas no laboratório, pela distância em que o quadro negro e/ou a imagem do projetor fica do fundo da sala, atrapalha e dispersa a atenção dos alunos que sentam ao fundo, além dos computadores que acabam se tornando um distração a mais.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

LHC

Artigo "O Mundo não acabou!" de Marcelo Gleiser. (Folha de São Paulo, 14/09/08)

1 Linha
5 Linhas
15 Linhas

Mapa Conceitual - Grupo Kzulo (HECE Máquinas)

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Hiperlink

"Pai da internet" prevê explosão de serviços disponíveis on-line

JULIANA CARPANEZ, da Folha Online

O norte-americano Vinton Cerf, 62, atraiu a atenção de diversos representantes do setor de tecnologia nesta semana, em visita ao Brasil. Seu currículo justifica o interesse: considerado um dos pais da internet, o atual vice-presidente do Google e presidente da Icann (sigla em inglês para Corporação da Internet para Nomes e Números Designados) tem bagagem para falar sobre o histórico da rede e também os rumos que ela deve tomar nos próximos anos.

O especialista prevê uma explosão na oferta de serviços disponíveis on-line. "Já estamos vivendo uma fase de transição, em que a internet deixa de ser uma rede de conexão de dados e pessoas para tornar-se uma 'rede de todas as coisas'", afirma.

Sua afirmação pode ser exemplificada com a disponibilidade, em um futuro próximo, de diversos produtos compatíveis com a internet. Uma máquina de lavar roupas hi-tech, por exemplo, poderá decidir o melhor ciclo de lavagens e quantidade de sabão para aquela peça de roupa manchada, quando o usuário especificar seu problema no site do fabricante.

Considerado um visionário, o cientista reforça a necessidade da inovação para que empresas consigam "formatar" modelos de negócio tirando melhor proveito da tecnologia. Como casos de sucesso, ele cita o iTunes (loja virtual da Apple que fornece conteúdo para o toca-MP3 iPod) e também a Netflix (locadora de DVDs em que os filmes escolhidos via internet são enviados pelo correio).

Nova geração - A explosão de serviços on-line e conectividade deve ganhar força com a chegada ao mercado de trabalho dos jovens que atualmente se divertem com os MMORPG (sigla em inglês para RPG on-line, ou jogos que permitem a interação entre diversos usuários). "Eles estão acostumados com a interatividade e reforçarão este conceito dentro das empresas", diz.

Ainda falando sobre comportamento, Cerf descarta que a internet tenha tornado as pessoas mais hábeis para realizar diversas atividades simultaneamente. Segundo ele, esta capacidade é mais evidente entre os jovens, que são "multifuncionais" por natureza. "Pode ter certeza que, com a idade, as coisas vão ficando mais difíceis", afirma o bem-humorado cientista que se auto-intitula "o funcionário mais idoso do Google".

No Brasil, para onde veio diversas vezes desde 1975, ele também divulgou o projeto de internet interplanetária, que ajuda a desenvolver no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. O objetivo dos pesquisadores envolvidos neste projeto é juntar os planetas do Sistema Solar com a internet terrestre até 2010.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Planilha de Arquitetura de Conteúdo

Segue nos links abaixo a Planilha de Arquitetura de Conteúdo da disciplina de Redação e Hipertexto:

Site Jornal O Imparcial de Araraquara

Estrutura
Requisitos

Texto Nota Complementar

O centenário da imigração japonesa no Brasil

O Brasil abriga hoje a maior população japonesa fora do Japão, cerca de 1,5 milhões de descendentes japoneses vivem atualmente nas cidades brasileiras, principalmente na grande São Paulo onde existe uma forte influência da cultura nipônica. Sabendo da diferença cultural e da distância entre os dois países podemos nos perguntar por que ocorreu a imigração japonesa para o Brasil.

No final do século XIX, o Japão passava por uma enorme crise demográfica e tudo o que era produzido nos campos agrícolas era consumido no próprio país. A mecanização do campo foi uma alternativa para aumentar a produção agrícola, no entanto, acarretou no desemprego de uma grande parcela da população rural.

Por outro lado, enquanto que no Japão havia desemprego em massa, o Brasil necessitava de mão de obra para as lavouras de café devido ao fim da imigração européia. Por meio de um acordo entre os governos do Japão e do Brasil, teve início a imigração nipônica. O primeiro navio ao chegar ao porto de Santos em 1808, foi o Kasato Maru, trazendo 781 imigrantes nipônicos após 52 dias de viagem. Esses japoneses deram início à grande colônia nipônica no Brasil.

Os imigrantes japoneses passaram por diversas dificuldades principalmente durante a Segunda Guerra Mundial e a Era Vargas quando foram discriminados e perseguidos, superando as diversidades e alcançando o merecido respeito nos dias atuais.

Um fato interessante é que mesmo após 100 anos da presença dos japoneses no Brasil, a cultura nipônica continua presente na vida dos descendentes japoneses que pode ser observado, por exemplo, no bairro da Liberdade na cidade de São Paulo. Hoje, a cultura japonesa está inserida nos hábitos dos brasileiros, sendo na culinária, nos esportes ou na música.

TEXTO LIVRE - EXERCÍCIO

O jovem de doze anos – Seu nível de consciência e responsabilidade

Uma idade difícil


É comum notarmos a precocidade das crianças hoje em dia, será que o nível de responsabilidade e de consciência sobre suas ações que geralmente vêm como tempo, surge neles precocemente também? 
Começam a namorar cada vez mais cedo e o resultado é que se banalizou o fato de meninas, praticamente crianças, engravidarem. Logicamente, elas não têm uma estrutura psicológica para arcarem com a responsabilidade de educar e cuidar de um filho, uma vez que ainda necessitam de cuidados também.
Todos nós que já passamos pela adolescência, sabemos como esta fase é confusa. As transformações em nossos corpos indicando que estamos saindo da infância, muitas vezes trazem complexos e incertezas. Não somos nem crianças e nem adultos, estamos muito grandes para fazer certas coisas, porem ainda somos novos para fazer outras. Enfim, é uma idade difícil.
Não é possível querer implicar a um jovem de doze anos, responsabilidades de uma pessoa adulta, mas também não podemos tratar como crianças, alguém que já se julga dono de seu próprio nariz e que bate de frente com os adultos, defendendo suas ideologias.
É preciso balancear liberdade que os jovens vêm conquistando, com doses de responsabilidade, para estes começarem a ter ciência de que seus atos acarretam conseqüências com as quais eles terão que arcar, estando preparados ou não.